Os taninos são uma das principais características dos vinhos e podem ser encontrados principalmente na casca, sementes e talos das uvas. Dão aos vinhos uma textura áspera e adstringente, bem como um sabor amargo. Em geral, quanto mais escuro e maduro for o vinho, maior será a quantidade de taninos presente.
Os taninos
Os taninos desempenham um papel importante na harmonia do vinho, pois equilibram o açúcar e a acidez. Eles também são importantes na evolução do vinho com o tempo, pois tendem a se suavizar e se fundir com outros componentes do vinho, como o álcool e os aromas, à medida que o vinho envelhece.
A escolha de um vinho
A escolha de um vinho com taninos mais ou menos intensos dependerá do seu gosto pessoal e do tipo de comida que estiver a servir. Vinhos com taninos mais intensos são geralmente melhores com carnes vermelhas gordurosas e pratos condimentados, enquanto vinhos com taninos menos intensos são melhores com carnes brancas e pratos leves.
Na nossa garrafeira, pode encontrar uma vasta seleção de vinhos com diferentes níveis de taninos para atender a todos os gostos. A nossa equipa está sempre disponível para aconselhar e ajudar na escolha do vinho perfeito para acompanhar a sua refeição ou simplesmente para desfrutar.